Para quem está começando no mundo dos escape games, é bastante comum encontrar cadeados que podem ser completamente diferentes dos cadeados à chave do dia a dia.
A seguir mostraremos diferentes tipos de cadeados e tentaremos explicar brevemente como funcionam, ajudando você a estar ainda mais preparado para enfrentar os desafios das salas que for jogar!
Os cadeados mais comuns são aqueles que utilizam uma chave ou uma combinação de números para abrir. No entanto, nos jogos de escape, é possível encontrar cadeados que exigem senhas formadas por palavras ou até mesmo combinações de letras e números, além das variantes com símbolos que podem ser adicionadas pelos criadores.
CADEADO NUMÉRICO DE 3 DÍGITOS
Alguns cadeados exigem uma certa pressão para abri-los, outros possuem botões que liberam a trava como é o caso do primeiro exemplo abaixo:
CADEADO NUMÉRICO DE 4 DÍGITOS
Alguns cadeados possuem cores que podem ser utilizadas para junção dos enigmas pela sala.
CADEADO ALFANUMÉRICO DE 4 DÍGITOS
Os dois primeiros exemplos são apenas letras utilizadas porém existem cadeados que podem se utilizar de letras e números na sua composição da senha.
CADEADO DE PRESSÃO
Cadeados que não possuem ordem. Você deve apenas descobrir os números que compõem a senha que normalmente é de 4 dígitos para cadeados de 8 botões e 5 dígitos para cadeados de 10 botões. Após pressioná-los deve-se movimentar a alavanca inferior dele para direita liberando a trava.
CADEADO DE COFRE
Este é um dos cadeados que podemos chamar de o terror dentro das salas. Muitas pessoas se confundem e perdem tempo ao tentar abri-los pela inexperiência. Mas esses cadeados utilizam 3 combinações de números para abri-los. Por exemplo, se a combinação fosse 5, 26 e 39 (cadeado preto da master nas figuras abaixo) você poderia seguir estes passos para abrir:
1º passo: Gire o cadeado 3 vezes no sentido horário partindo da primeira senha (5) e pare neste mesmo dígito após o terceiro giro.
2º passo: Partindo do (5) você deve girar o cadeado no sentido anti-horário, dando uma volta completa, que passará pelo dígito (5) e irá parar na segunda senha, no caso (26).
3º passo: Partindo do (26), gire no sentido horário até chegar na última combinação da senha, no caso (39).
4º passo: Pronto, só puxar a tranca e abrir o cadeado.
CADEADO DIRECIONAL
Um dos cadeados mais versáteis que existe, possuindo a versão mecânica e a versão eletrônica. Normalmente utilizado em enigmas que envolvem direções de pontos cardeais (norte, sul, leste, oeste ou cima, baixo, direita e esquerda), porém pode ser utilizado com símbolos, números e até cores. Tudo depende da criatividade do criador do enigma. Segundo o site da própria masterlock não tem uma quantidade de padrões máximo, porém as salas de escape se utilizam de 4 a 8 combinações, normalmente.
Para resetar a tentativa do cadeado mecânico, basta pressionar a trava para baixo duas vezes e recomeçar a senha.
CADEADOS NUMÉRICOS ELETRÔNICOS
Normalmente se utilizam de senhas de 6 dígitos para abri-los. O segundo exemplo da marca Papaiz é uma fechadura para gavetas de móveis que pode se utilizar de 4 a 15 dígitos.
CADEADO DE CÓDIGO MORSE . . . _ _ _ . . .
Este cadeado pode ser aberto via bluetooth ou através de código morse que funciona pressionando a tranca para baixo com um clique para o ( . ) ou segurando um segundo para a linha ( _ )
Dificil encontrá-lo no mercado à venda.
CAIXAS COM SENHA OU TOMADA FALSA (COFRE TOMADA)
Utilizado para quando se quer guardar alguma chave ou pista dentro, mas que antes o jogador deve descobrir sua senha. No caso das tomadas falsas você deve encontrar a chave que pressionará o botão do cofre que fica no buraco central relacionado ao fio de aterramento. Isso irá liberar a caixa onde se guardam pistas ou chaves.